Volutpat quisque sed et aliquam

Nossos Projetos


Por não receber nenhum tipo de verba, a ONG Atuação, conta com o apoio de diversos voluntários em suas atividades. Nossos projetos são voltados para a área de educação e visam estimular uma consciência coletiva na comunidade e melhorar cada vez mais a sociedade. Embora isso seja considerado utópico por muitas pessoas, buscamos através dos nossos projetos, fazer a nossa parte para um mundo melhor.
Conheça um pouco mais sobre os nossos projetos e contribua com o que você mais se identificar. O que parece pouco para você, pode ser fundamental para a ONG Atuação.


ATUAÇÃO ECOLÓGICA

Criado em Outubro de 2010, o projeto Atuação Ecológica foi para as ruas em Fevereiro deste ano. Com o objetivo de promover a educação ambiental, o projeto recolhe óleo de cozinha em 22 postos de coleta espalhados em São João del Rei, Santa Cruz de Minas e Tiradentes. Com um material bem ilustrado e educativo, o Atuação ecológica busca ensinar a crianças e jovens, a importância de conscientizar sua família a não jogar óleo de cozinha no ralo e não poluir o meio ambiente.  Um litro de óleo de cozinha impróprio para consumo chega a poluir um milhão de litros d’agua.  
É justamente por este impacto que causa a natureza que a ONG Atuação, através do Projeto Atuação Ecológica, busca recolher o óleo de cozinha usado. Depois de recolhido, este óleo é encaminhado para a sede da ONG Atuação no bairro Tejuco e direcionado a Cooperativa de Sabão da ONG Atuação. 
Nada adiantaria recolher o óleo se não o reciclássemos.  Foi a partir daí que criamos  a Mini-Cooperativa de Sabão da ONG Atuação.  Formada apenas por mulheres, a cooperativa estabeleceu este critério como fundamental, pois diversas mulheres precisam por alguma razão trabalhar, mas estão impossibilitadas de sair de suas residências por terem filhos pequenos ou precisarem cuidar de seus pais ou netos.
Atualmente com duas cooperadas, a Cooperativa de sabão da ONG Atuação produz o sabão ecológico com o óleo de cozinha recolhido no projeto. As cooperadas trabalham em casa e a ONG auxilia na embalagem e na venda do produto final. A renda arrecadada com a venda dos sabões é dividida entre as cooperadas e a ONG Atuação e é com este dinheiro que algumas despesas da instituição são pagas.
Se você quer ajudar o projeto Atuação Ecológica, nós ficaremos muito feliz, pois precisamos muito de ajuda! Precisamos de uma pessoa que se disponibilize a ligar para os postos de coleta semanalmente, alguém que ajude na coleta do óleo e pessoas que ajudem na venda do sabão. Toda e qualquer ajuda é muito bem vinda!
Se você quer ajudar o projeto Atuação Ecológica ou deseja mais informações ligue (32) 8415-8333 ou mande e-mail para ong_atuacao@hotmail.com


PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO:

Criado em 2006, nosso pré vestibular comunitário tem aproximadamente 30 pessoas em sua lista de alunos aprovados. Com muita boa vontade, nosso curso pré vestibular funciona com a pequena mensalidade paga pelos alunos. É através dela que pagamos 5,00 reais por aula aos professores, ajudamos a ONG Atuação a pagar o aluguel do cômodo onde ele acontece e o material de limpeza.
Neste ano de 2011, foi a primeira vez que não conseguimos montar o pré-vestibular comunitário por falta de professores em algumas matérias como geografia, biologia e física. Esperamos em 2012, retomar nossas atividades e voltar a aprovar nossos alunos no vestibular da UFSJ e em diversos concursos  como o da Policia Militar e correios.
Se você quer ajudar no pré-vestibular comunitário, mas não sabe como, nós sabemos! Neste projeto precisamos de pessoas que tenham interesse em coordenar todo o funcionamento do pré-vestibular, uma secretária ou secretário e diversos professores.
Se você quer ajudar o projeto Pré-vestibular Comunitário ou deseja mais informações ligue (32) 8415-8333 ou mande e-mail para ong_atuacao@hotmail.com



BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

Com um acervo de aproximadamente dois mil exemplares, a biblioteca comunitária Sálvio Humberto Penna, tem diversos exemplares de livros didáticos, literários e enciclopédias. Nosso principal objetivo com esse projeto é estimular a leitura entre as pessoas do bairro, principalmente entre as crianças. Por isso uma de nossas maiores necessidades é receber doações de revistas em quadrinhos e livros infantis, pois é através deles que inserimos as crianças no mundo da leitura.
Infelizmente, não estamos mais aceitando doações de livros didáticos e apostilas, isso porque não temos mais espaço físico para acomodá-los. No entanto, como o objetivo é nobre, aconselhamos quem deseja fazer este tipo de doação, a fazer para instituições como APAE, BIBLIOTECA MUNICIPAL e ONG’s da cidade.
Se você quer ajudar em nossa biblioteca comunitária, nós teremos muito prazer em recebê-lo, afinal sua ajuda é muito bem vinda. Neste projeto precisamos de doações de livros literários das mais diversas formas e de pessoas que se disponibilizem a ajudar no empréstimo dos livros. Uma hora por dia, um dia na semana, pode não ser nada para você, mas para nossa biblioteca pode ser fundamental.
Se você quer ajudar o projeto Biblioteca Comunitária ou deseja mais informações ligue (32) 8415-8333 ou mande e-mail para ong_atuacao@hotmail.com

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More